A FUNAPE

A Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco é uma entidade fundacional com personalidade jurídica de direito público, integrante da administração indireta do Estado com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria de Administração do Estado – SAD. Foi criada através da Lei Complementar, nº 28, de 14 de janeiro de 2000 e tem por finalidade gerir o Sistema de Previdência Social dos Servidores do Estado de Pernambuco, constituído pelo Funafin - Fundo Financeiro de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco e Funaprev - Fundo de Aposentadorias e Pensões Servidores do Estado de Pernambuco. Tem sede e domicílio na Capital do Estado e possui 13 Agências de Atendimento nas cidades de Afogados  da  Ingazeira, Arcoverde, Bezerros, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada e Surubim.

O Sistema Previdenciário possui uma massa segurada composta por 112.770 servidores ativos e 78.873 servidores inativos e pensionistas, perfazendo um total de 191.643 beneficiários, segundo o estudo atuarial 2011 da Funape.

O Funafin foi implantado em 1º de maio de 2000, em conformidade com o art. 96, I da Lei Complementar 28/2000. O Decreto nº 22.425 estabeleceu normas e procedimentos do Sistema Previdenciário, e centralizou as atividades contábil-financeiras das receitas e despesas previdenciárias dos servidores do Estado de Pernambuco.