Notícia publicada em 21.07.2017 | 13:44

APOSENTADOS E PENSIONISTAS VÃO REALIZAR MOSTRA DE ARTE NA FUNAPE

Foto: Roberto Oliveira
APOSENTADOS E PENSIONISTAS VÃO REALIZAR MOSTRA DE ARTE NA FUNAPE
Beneficiários durante o curso no Espaço Vida

O Programa Vida Ativa, promovido pela Funape, é responsável por trazer atividades educacionais, de cultura e lazer para os beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado. Como parte dele, o Curso de Pintura em Óleo sobre Tela, que encerrou o seu primeiro módulo na quarta(19), resultará na realização de uma Mostra de Arte, que acontecerá de 21 a 25 de agosto, no hall de entrada do prédio sede da instituição.

A mostra com os trabalhos realizados nessa primeira parte do curso, que teve a pintura abordando o tema paisagens como foco, contará com as obras de 15 aposentados e pensionistas . As aulas são ministradas pela professora e artista plástica, Valéria Vanda, de 50 anos, que destacou a evolução da turma desde o início das atividades. “Eles cresceram muito ao longo desse tempo, de janeiro até agora. Nós podemos comemorar, porque realmente elas fizeram um trabalho maravilhoso, houve uma reciprocidade e troca de conhecimento” .

Uma das participantes do curso, a auxiliar administrativa aposentada Ana Margarida, de 60 anos, falou da nova experiência. “"Eu entrei em um novo universo. Antes eu só lidava com números e não imaginava que tinha aptidão para pintura. Sempre fui admiradora de arte, mas nunca tive coragem de começar nenhum curso, só agora."”

Para a pedagoga aposentada Virgínia Cardoso, de 64 anos, as aulas de pintura têm mudado sua vida: "“antes eu chegava nos cantos ansiosa e muitas vezes achava que, pela minha idade, não tinha mais condições de fazer algo. Ao chegar aqui e fazer o curso, fiquei mais calma e alegre, principalmente pela atenção que a professora nos dá nas aulas, o que nos estimula a continuar.”"

De acordo com a presidente da Funape, Tatiana Nóbrega, "o Programa Vida Ativa busca desenvolver atividades cognitivas, educacionais e culturais como ações de integração e de valorização, aprendizado e convivência, o que vem trazendo um resultado significativo à saúde dos beneficiários da previdência, proporcionando entusiasmo e elevando a auto-estima. Isso é alentador e faz bem à saúde das pessoas e do Estado".

 


Aposentados e pensionistas na aula de encerramento do curso de pintura
(foto do texto de abertura)


A aposentada Ana Margarida


A aposentada e professora Virgínia Cardoso


A artista plástica e professora Valéria Vanda