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SERVIDORES RECEBEM TREINAMENTO PARA OPERAR SEI

Durante toda a semana (de 14 a 18), 24 servidores de todas as diretorias da Funape receberam treinamento no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), para operacionalizar o novo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que será utilizado na instituição até o final do semestre.

Sob a monitoria e instrução da analista da Agência de Tecnologia da Informação, Polyana Lima, a equipe de servidores multiplicadores realizou atividades práticas de produção, edição, assinatura e trâmite de documentos, acompanhamento especial de processos, usos de modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo emissão de estatísticas e controle de prazos.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é totalmente operado pela internet e poderá ser acessado por usuários que estejam trabalhando externamente, através de microcomputadores, notbooks, tablets e smartphones. Todo o sistema foi estruturado com boa navegabilidade e usabilidade. O curso completo com as vídeos aula, já está disponibilizado na rede da Funape Unidade U/Manual de Procedimentos/Pasta SEI.

 


A equipe de multiplicadores e a diretora de Gestão Institucional, Débora Mayrinck

 
FEIRA DE ARTESANATO COM PRODUTOS PARA AS MÃES

Quem circulou pelo hall de entrada do prédio da Funape, entre os dias sete, oito e nove do mês que celebra o Dia das mães, pôde conferir de perto, a variedade de produtos trazida pelos servidores artesãos aposentados e pensionistas, integrantes do Programa Vida Ativa.

Pelo menos 13 barracas foram instaladas no corredor que dá acesso à entrada da instituição, com produtos que reuniu desde bijuterias, roupas e bolsas até objetos de decoração e utilidades domésticas. “Os trabalhos estão, cada dia mais elaborados e é um incentivo aos servidores aposentados e pensionistas, beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que participam do evento”, explicou animada a coordenadora do programa, Andréa Aragão.

A Feira de Artesanato foi a primeira de mais três, que serão realizadas em junho, outubro e dezembro. A exposição é direcionada aos servidores que trabalham na Funape e no Instituto de Recursos Humanos (IRH), órgão localizado no mesmo prédio, na rua Henrique Dias, S/N, no Derby, e também para os visitantes que ali chegam. O evento acontece das 9h às 14h.

 

Bijouterias, vestidos, chapéus em croché e objetos de decoração e
utilidade doméstica deram o tom dos presentes para o Dia das Mães


 
FUNAPE USARÁ SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES

Um sistema de gestão de processos e documentos com atuação simultânea de várias unidades, otimizando o tempo de realização das atividades em todos os setores da Funape, será implantado na instituição até o final do semestre.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é totalmente operado pela internet e poderá ser acessado por usuários que estejam trabalhando externamente, através de microcomputadores, notbooks, tablets e smartphones. Todo o sistema foi estruturado com boa navegabilidade e usabilidade.

 O SEI gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, com funções específicas de controle de prazo com estatísticas do tempo médio de tramitação do processo em cada unidade, organização dos processos em bloco e assinatura em bloco. Várias unidades podem ser demandadas, simultaneamente, e manifestar-se no mesmo expediente administrativo, sempre que os atos sejam autônomos entre si.

A diretora de Gestão Institucional, Débora Mayrinck e a coordenadora de Tecnologia da Informação, Roberta Gomes, apresentaram, na terça-feira (8), no auditório, uma visão geral do sistema para os servidores, que farão treinamento no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) com instrutores da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e serão multiplicadores do SEI.

O Sistema Eletrônico de Informações foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e trazido para ser operacionalizado pela administração do Governo de Pernambuco, através de convênio com o Governo Federal.

 


A diretora de Gestão Institucional Débora Mayrinck enfatizou
a importância do novo Sistema.

 

 
CONSELHO FISCAL TEM NOVO PRESIDENTE

A Presidente da Funape, Tatiana Nóbrega,  empossou em reunião extraordinária, na sexta-feira (27), o novo presidente do Conselho Fiscal, Carlos Alberto de Miranda, servidor da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em substituição a Severino Dias da Costa Filho (Sefaz).

Na mesma ocasião, a presidente também  deu posse ao conselheiro suplente, Tiago Barbosa da Silva, representante do Fórum da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nóbrega saudou os novos membros do Conselho e ressaltou a importância desse trabalho para a gestão da Funape. "Os integrantes do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) serão os mais beneficiados com ação conjunta da Funape e do Conselho, no zelo pela coisa pública".


O Conselho Fiscal é um órgão consultivo, fiscalizador e de controle interno da Funape, que revisa as contas da administração dos recursos financeiros dos fundos e demais ativos das operações financeiras, dos contratos, das contratações de pessoal e de editais de licitação.



 
Nóbrega assina termo de posse dos novos membros do Conselho e dá as boas vindas.
 

 
APOSENTADOS E PENSIONISTAS FAZEM CURSO DE INFORMÁTICA

A Funape, em parceria com o Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe) realiza até o dia quatro de maio, o curso de noções básicas de informática, para os beneficiários do Regime próprio de Previdência Social (RPPS), integrantes do Programa Vida Ativa.

O projeto, que tem como objetivo a inclusão digital dos aposentados e pensionistas, teve início na segunda-feira (23) e conta com mais de 20 participantes. A carga horária será de 30h/aula, das 9h às 12h, na sede do Cefospe, no bairro da Boa Vista, sob a orientação do professor Ari Lucena.

De acordo com o professor, os alunos receberão instruções para desenvolverem trabalhos no programa de gerenciamento Windows, através do editor de texto Word e do Power Point, além do uso de navegação da internet. "Essa é a segunda turma do curso de informática aqui no Cefospe e uma ex-aluna, a professora aposentada, Neide oliveira, está participando como monitora. Isso é um grande incentivo para os colegas", lembrou Lucena.

Para a aposentada do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/PE), Jandira Tenório, a expectativa é de que o curso possa lhe trazer mais segurança no conhecimento do uso das ferramentas que tanto necessita no seu dia a dia, a exemplo de sites de pesquisa entre outros recursos. "Ele tem ótima metodologia e paciência com todos", disse a aposentada sobre o professor. Já o pensionista Dario Cabral, que está fazendo um curso de informática pela primeira vez, diz estar tão feliz que "virou menino aos 78 anos". "Todos em minha casa dominam a tecnologia, menos eu. Quero fazer igual e o curso poderá tornar isso mais rápido. Também sou compositor e quero conhecer programas para trabalhar minhas músicas, confessou.

 


O professor Ari Lucena orienta aposentados e pensionistas como usar
as ferramentas tecnológicas da melhor forma

 


A ex-aluna, Neide Oliveira, que virou monitora e agora auxilia os colegas

 
PERNAMBUCO TERÁ ECONOMIA DE 27 MILHÕES COM RECADASTRAMENTO

O modelo de atualização cadastral dos beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores do Estado foi apresentado na 62ª reunião do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), realizada em Curitiba-PR, na sexta-feira (20).

Na ocasião, o diretor de Previdência Social, Maurício Benedito, da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape) destacou que o recadastramento de 2017 trará aos cofres do Estado uma economia anual de 27 milhões de reais. Esse valor será alcançado ao final do ciclo do recadastramento, em agosto. 

O modelo de recadastramento está alinhado ao processo de implantação do eSocial (sistema de registro digital das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias dos setores público e privado), que entrará em vigor, para os órgãos públicos, a partir de janeiro de 2019. “Pernambuco é o primeiro Estado do País a adotar essa iniciativa, tornando-se referência nacional”, ressaltou a presidente da Funape e segunda vice-presidente do Conaprev, Tatiana Nóbrega. O censo foi realizado pelo banco Bradesco, instituição financeira responsável pelo pagamento da folha dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, sem custo para o Estado.

O Bradesco também está realizando, desde janeiro, a comprovação anual de vida dos beneficiários do RPPS, que deverão comparecer a uma agência do Bradesco, no mês de seu aniversário, munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. Esse procedimento abrange os benefícios geridos pela Funape, que engloba os aposentados do Poder Executivo e da Defensoria Pública do Estado, os militares da reserva ou reformados, assim como os pensionistas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público do Estado (MPE), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Defensoria Pública e pensionistas dos municípios vinculados ao Instituto de Recursos Humanos (IRH) sob a gestão da Funape.

Durante o encontro, ainda foram debatidos temas como compensação previdenciária entre RPPS e normas e procedimentos de gestão atuarial. A reunião do Conaprev, que ocorre a cada quatro meses, teve a participação de representantes dos estados, DF e municípios. O próximo encontro será realizado em agosto, na cidade de Vitória/ES.

 

RECADASTRAMENTO 2017
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