Dicas sobre empréstimo consignado

 

 

 

 

 

 
PROGRAMA VIDA ATIVA PARTICIPA DO DIA DO SERVIDOR

A Secretaria de Administração (SAD), através do Programa Mais Servidor, promoveu a comemoração do Dia do Servidor, na tarde da terça-feira (31), no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco e contou com grande participação dos servidores. O evento teve ainda a presença do Programa Vida Ativa da Funape.

Na ocasião os beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) expuseram obras de arte, artesanato, peças em croché, bijuterias, entre outros produtos criados nas aulas e oficinas do Programa Vida Ativa. A policial militar aposentada, Rosemary Guilherme, falou da importância de apresentar seus produtos para os servidores e comemorou. “É bom expor nossa arte aqui, porque é uma coisa de servidor para servidor. A data é especial"!

Outra atração da festa foi o lançamento do livro da professora aposentada, Antônia Campos. Com o título “Poeiras da Saudade”, a obra retrata momentos da vida da servidora contados de forma poética. Ela passou a integrar o Programa Vida Ativa e disse que "o programa é de extrema importância, não só para mim, como para todos que participam, porque faz com que os idosos, que muitas vezes são desvalorizados, se sintam como o nome do programa já diz, com uma vida ativa”.

A comemoração também contou com apresentações culturais, sorteios de brindes e um show da Banda da polícia Militar, que levantou os mais de 600 servidores presentes no auditório. Vários sucessos da Música Popular Brasileira (MPB), como “Isto aqui, o que é?” de João Gilberto e “Wave” de Tom Jobim foram tocadas e acompanhadas pelos servidores. O coral do Lafepe também marcou presença e entoou o clássico "Maria, Maria", de Milton Nascimento, eternizada na voz de Elis Regina.

A secretária Executiva de Pessoal e Relações Institucionais, Marília Lins, agradeceu a presença de todos e destacou a interação dos servidores durante o evento. “Temos aqui, servidores talentosos, que fazem uso da arte, para se reinventar, superar os desafios e as adversidades do dia a dia. Então essa tarde é de vocês”, comemorou!

 


Banda da Polícia Militar abrilhantou a comemoração



Participantes do Programa Vida Ativa marcaram presença na festa


Antônia Campos lançou seu livro "Poeiras da Saudade"

 
PALESTRA ORIENTA ESTAGIÁRIOS NO LOCAL DE TRABALHO

Como foco na construção de uma imagem positiva no trabalho, a Funape, em parceria com o IRH, promoveu, na terça-feira (31), uma palestra para os estagiários dos dois órgãos, que tratou sobre comportamento e postura no local de trabalho.
 
O estudante de Administração da Faculdade Fracinetti do Recife (Fafire), voluntário do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Bruno Felipe foi o palestrante do tema. Ele discorreu sobre diversos aspectos analisados no convívio do ambiente de trabalho, princípios básicos de educação e respeito, compromisso, seriedade, além dos cuidados com a imagem pessoal.
 
Bruno Felipe também ressaltou a importância de se adquirir conhecimento, objetivo da formação profissional, como maneira de se tornar mais competente e preparado para o mercado. Ele ainda falou sobre a importância de se investir em cursos e capacitações: “conhecimento é algo que não tem fim. Não devemos nunca parar de estudar”, Alertou. Os estagiários interagiram e participaram ativamente.

 
MILITARES DO CORPO DE BOMBEIROS RECEBEM ORIENTAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Com a missão de disseminar a cultura previdenciária entre os servidores do Estado, a Funape, através do Programa Previdência em Ação - Balcão Previdenciário, apresentou na terça-feira (31), no Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe), os princípios que regem o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), para os militares capitães, integrantes do Curso Superior de Bombeiro Militar.

Os oficiais, que entre outras disciplinas fazem capacitação em Gestão de Pessoas (GP), receberam instruções da técnica previdenciária e chefe da Unidade de Manutenção de Benefícios (CMB), Valéria Lima sobre como funcionam as regras de aposentadoria no RPPS, a exemplo do tempo de contribuição, idade mínima, tempo no cargo e de carreira, regras de transição, tipos de aposentadorias (voluntária, especial, por invalidez e compulsória), detendo-se mais especificamente às regras de aposentadorias para militares, regidas pela Lei 6.783/74.

O módulo on-line Balcão Previdenciário permite ao servidor conhecer as regras para a concessão do seu benefício. O instrumento, além de dar mais celeridade e transparência às informações, proporciona que o servidor faça o planejamento individual de sua aposentadoria, e, caso decida permanecer trabalhando um tempo maior, avaliar alternativas que sejam propícias para sua vida.

A próxima atividade do Programa Previdência em Ação- Balcão Previdenciário será na segunda-feira (6), às 14h, no Cefospe, na rua Tabira, 252, Boa Vista,  para outra turma de Oficiais do Curso Superior de Bombeiro Militar.

 


Capitão De Paula gostou de conhecer as regras de aposentadoria


Coronel Lamartine ressaltou a importância de planejar o futuro

 
PROGRAMA PREVIDÊNCIA EM AÇÃO FAZ PALESTRA EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Dando continuidade às ações do Programa Previdência em Ação -– Balcão Previdenciário, a Funape realizou, na quarta-feira (11),  palestra sobre o funcionamento das regras de aposentadoria e benefícios previdenciários do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Estado (RPPS), para os servidores da Secretaria de Educação do município de Vitória de Santo Antão, região da Mata Sul de Pernambuco. O programa, que existe desde 2013, orienta o servidor a planejar qual a maneira mais adequada e o melhor momento de solicitar sua aposentadoria.

Em sua  apresentação, a técnica previdenciária e chefe da Unidade de Manutenção de Benefícios (CMB), Valéria Lima, explicou sobre os princípios que regem o RPPS, com instruções sobre tempo de contribuição, idade mínima, tempo no cargo e de carreira, regras de transição, tipos de aposentadorias (voluntária, especial, por invalidez e compulsória), além de informações sobre abono de permanência. Ela também lembrou aos presentes a importância de se informar sobre o assunto, sobretudo quando existem dependentes: "se apropriar do tema é cuidar da nossa vida e da vida de quem amamos". A técnica ainda ressaltou a importância de manter o cadastro funcional atualizado junto ao órgão de origem, além de todos os documentos necessários ao pedido de aposentadoria, para que o processo transcorra sem problemas e com celeridade.

Os servidores foram bastante participativos, fazendo diversas perguntas, principalmente sobre questões que envolvem pensão por morte e abono de permanência. A assistente social do Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS), Ana Letícia Gonçalves Melo, ficou satisfeita em poder elucidar dúvidas e disse que todos os servidores estavam interessados no assunto. Para a professora Ducarmo Tadeu Oliveira, servidora há 29 anos, "são muitas leis, emendas e decretos,
detalhes, que a gente tendo conhecimento, faz a diferença na hora de dar entrada na aposentadoria". Já a professora Sandra Ferreira disse que, "o Programa Previdência em Ação ajuda o servidor a conhecer seus direitos e deveres, que muitas vezes, por não saber, termina  pagando um preço caro por um erro". Participaram do encontro, professores, coordenadores e assistentes sociais da área de Educação, em Vitória.

O Programa Previdência em Ação faz parte da meta de planejamento estratégico da Funape, que firmou acordo com os órgãos estaduais para que a cultura previdenciária seja de conhecimento de todos, orientando os servidores públicos sobre o papel da previdência e a importância da contribuição de cada trabalhador para o Fundo Financeiro de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funafin) do RPPS. Os trabalhos são desenvolvidos pela equipe da Assessoria de Atendimento e Relacionamento da Funape (Asserat), formada pelas servidoras Edja Baracho e Sílvia Ceviño, em conjunto com o grupo de técnicas previdenciárias composto por Valéria Lima, Josy Araújo, Ana Cristina Fernandes e Claudenice Amorim.  

A próxima apresentação do Programa Previdência em Ação - Balcão Previdenciário, será  terça-feira (17), às 14h, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), para servidores do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, integrantes do Curso de Formação de Sargentos.

 


A professora Ducarmo Oliveira tira dúvidas com Valéria Lima


Professora Sandra Ferreira, que diz ser fundamental saber direitos e deveres


A assistente social Ana Letícia gostou de conhecer o programa


Valéria Lima chamou a atenção de todos para a importância do tema

 
BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA VIDA ATIVA TÊM AULA DE INGLÊS EM EXPOSIÇÃO

Há 50 anos, a banda The Beatles lançava em Londres, o disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que virou grande sucesso. Em comemoração, a empresa paulista Let it Be Entertainment criou a exposição Beatlemania Experience, que desembarcou no Recife em 15 de setembro e ficará aberta até 15 de outubro, no Shopping Recife, das 13h às 21h.

Na terça-feira (10), os beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e participantes do Programa Vida Ativa tiveram aula de inglês em plena mostra que reverencia o grupo de rock mais bem sucedido e aclamado da história da música no mundo.

Os aposentados e pensionistas tiveram a oportunidade de imergir na história dos Beatles, conhecendo objetos usados pelos músicos como instrumentos musicais, cenários de shows e imagens que marcaram o percurso dos garotos de Liverpool até serem reconhecidos no mundo inteiro.

Em meio ao cenário que representava o primeiro show dos Beatles, decorado com uma carroceria de caminhão carregada de instrumentos, a professora de inglês do Programa Vida Ativa, Thaysa Daniella, iniciou a aula de inglês para os aposentados e pensionistas com conversação sobre a trajetória da banda, inserindo letras de canções que estavam disponíveis para os visitantes da mostra. "Listen to the songs and look for the meaning of the lyrics" orientou a professora, pedindo para eles ouvirem as músicas e observarem o significado das letras.

Os beneficiários também visitaram a sala que representava o Yellow Submarine (Submarino Amarelo), título que dá nome ao álbum dos Beatles, trilha sonora do filme homônimo. Além disso, com a tecnologia de ponta e usando óculos 3D, eles puderam se ambientar e viver a experiência virtual como se estivessem num show ao vivo. Também puderam reproduzir a famosa foto dos Beatles atravessando a rua Abbey Road, em Londres, onde ficava o estúdio de gravação do grupo de mesmo nome e que também foi título do 12º álbum dos Beatles.

 


Beneficiários conhecendo a história dos Beatles no Yellow Submarine

 

Antes de ir com os aposentados e pensionistas até a exposição, a professora fez questão de trabalhar em sala de aula conteúdos relacionados à história da vida dos Beatles, elaborando textos, exercitando o idioma com músicas e exibição de vídeos. “A exposição serviu como uma vivência prática. A ideia para a próxima aula é que eles façam um texto sobre o que viram e viveram na exposição", disse Thaysa Daniella.

Fã dos Beatles desde a adolescência, o aposentado Paulo Pereira, que sabe tudo sobre a banda, relatou como o conteúdo dado em sala de aula serviu como estímulo para continuar aprendendo inglês: “Acho muito importante essa conexão". "Como fã, eu tinha a experiência de gostar das músicas, mas não sabia o significado. Então, as aulas com esse assunto, serviram de estímulo para ajudar a desenvolver o meu inglês", justificou.

Já o aposentado João Sebastião, que nunca tinha se interessado pela banda por não saber falar inglês, contou sobre a experiência de aprender a língua ouvindo Beatles: "por não falar inglês, nunca procurei ouvir músicas estrangeiras, mas quando ouvi Let it Be e vi que a letra era tão bonita, virei fã na mesma hora", relatou vibrando.

Para a presidente da Funape, Tatiana Nóbrega, "o Programa Vida Ativa busca valorizar e integrar os aposentados e pensionistas da previdência do Estado, proporcionando-lhes oportunidade de convivência e aprendizado, através de atividades educacionais, de cultura e lazer, visando uma melhor qualidade de vida. Há exemplos de pessoas que entraram no programa que estavam depressivas e com problemas de saúde e hoje tiveram melhoras significativas", explicou.

 


Cenário do primeiro show dos Beatles


Revistas que contam a história dos Beatles


Aposentados e pensionistas ouviram músicas como exercício


Realidade virtual fez os beneficiários se sentirem num show dos Beatles


O aposentado Paulo Pereira fã do Beatles


João Sebastião achou um grande estímulo ter aulas de músicas em inglês

 
ARTESANATO DE MATERIAL RECICLADO NA FEIRA DA FUNAPE

A quarta e última feira de artesanato do ano, promovida pelo Programa Vida Ativa, recebe os visitantes com produtos cheios de criatividade e feitos com materiais recicláveis. O evento, que começou na quarta-feira (4) e vai até sexta-feira (6), das 8h às 13h, acontece no hall de entrada da Funape.

Os artesãos que compõem as 15 barracas da exposição são aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), integrantes do Programa Vida Ativa, que nessa edição trouxeram produtos, que vão desde artigos de decoração à roupa e calçados em couro.

A novidade fica por conta dos produtos manufaturados com materiais recicláveis, como o conjunto de jogo americano de disco de vinil, feito pela aposentada e técnica em enfermagem, Janete Soares. "Com a preocupação de cuidar do meio ambiente, muitos artesãos trabalham com produtos que são descartados e podem ser reutilizados", explica a coordenadora do programa, Andréa Aragão.

Participando pela primeira vez da feira, a professora aposentada Elys Xavier trouxe  caixas de madeira com tampas trabalhadas em cerâmica pintadas à mão. "Quando me aposentei há 14 anos, o médico perguntou o que eu mais gostava de fazer e eu disse que era artesanato. Ele me autorizou e desde então eu não parei. Por conta dessa atividade, minhas taxas são ótimas, fico mais feliz e me sinto útil por poder criar esses produtos e ganhar uma renda extra", disse a aposentada.

 


Discos de vinil reciclados em jogo de mesa para apoiar pratos


Retalhos de tecidos são transformados em bonecas coloridas e decorativas


Esly Xavier expõe seus produtos e tem melhor qualidade de vida

RECADASTRAMENTO 2017
Serviços